Tipos de serviço de um buffet

A gente sabe, sempre surge aquela dúvida na hora de escolher os tipos de serviço para a festa. Pensando nisso, "desenterramos" uma matéria superbacana  da Inesquecível Casamento. Texto: Luiza Morena
Bufê empratado
Nesse serviço os convidados permanecem sentados à mesa enquanto o garçom traz o prato já preparado e decorado individualmente, servindo-o pelo lado direito.  A sequência é composta de entrada, pratos quentes e sobremesa e recomendamos um garçom para cada seis convidados.
 É para vocês se… o casal valoriza uma boa experiência gastronômica
♥ Não é para vocês se… querem uma festa mais dinâmica e informal já que os convidados permanecem sentados em seus lugares do início ao final do jantar.


Foto: Monica Dantas Fotografias

Menu degustação
Embora bastante informal esse é um serviço frequentemente utilizado em casamentos, pois permite que os convidados fiquem à vontade na pista de dança. O seu menu deve ser bem variado e criativo servido em panelinhas, colheres de louça, copinhos, entre outros, dispostos nas bandejas dos garçons ou em ilhas de degustação, onde o próprio convidado se serve.
É para vocês se… o espaço reservado para a festa não é tão grande já que não é necessário que todos os convidados se sentem. Nesse caso, reserve mesas para os familiares e convidados mais idosos a fim de garantir seu conforto.
 Não é para vocês se… buscam um casamento com ar mais formal com mesas marcadas.


Foto: Rechtman

Coquetel à Francesa
O mais formal e elegante dos serviços é ideal para as recepções clássicas e tradicionais, em que os convidados permanecem sentados à mesa e o garçom traz a travessa à esquerda do convidado para que o mesmo se sirva na quantidade desejada, o que reduz desperdícios. O requinte do serviço exige profissionais com aparência, postura e habilidade impecáveis, transmitindo a sensação de boa higiene e manuseio com destreza dos pratos.


Foto: Candido Villela

Coquetel volante
O serviço volante é aquele no qual são servidos canapés, salgados e finger foods, podendo ou não ser seguido de alguns tipos de mini porções. O seu ar prático e informal deixa os convidados à vontade para circularem pelo salão e comer quanto estiverem com vontade. Neste tipo de serviço não se recomenda montar mesas completas, mas sim lounges ou mesas bistrôs sem o uso de sousplats para que as pessoas não fiquem achando que será servido um jantar. A quantidade de garçom recomendada é um para cada dez convidados.


Foto: Robson Freire

Finger foods
Tendência que veio para ficar e que mantemos uma assinatura forte em nosso bufê, as finger foods, como o nome sugere, são para se comer com as mãos, ou seja, petiscos e comidinhas fáceis de se manusear e que dispensam talheres, facilitando aos convidados que estão em pé na pista, por exemplo. O segredo está em destacar cada porção com um visual moderno surpreendendo os convidados com seu conceito e sabor.


Foto: Robson Freire

Ilhas gastronômicas
Complemento para os outros tipos de bufê, as ilhas devem ficar espalhadas pelo salão oferecendo diferentes tipos de comidas e bebidas. Como o seu espaço e decoração tendem a ser mais descoladas são ambientes propícios à interação entre os convidados. Sugerimos um cálculo de uma ilha gastronômica para cada 100 convidados.


Foto: Felipe Lannes


Comentários

Postagens mais visitadas