ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL E ALGUNS DE SEUS BENEFÍCIOS

Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras.



Os agentes quimiopreventivos encontrados nos alimentos funcionais podem ser utilizados objetivando um potente efeito preventivo, com múltiplos mecanismos de ação, bloqueando os agentes cancerígenos.

Diante deste contexto, a quimioprevenção através dos alimentos funcionais emerge como um importante instrumento na prevenção e controle do câncer, sugerindo mecanismos de ação anticancerígenas, antioxidantes, anti-inflamatórios, anti-hormonais, antiangiogênicos dentre outros.

A má alimentação ou o mal habito alimentar está relacionada as principais causas do câncer. Ter uma alimentação saudável, rica em alimentos naturais como Frutas, Verduras e Legumes é essencial para combater esta doença que está se tornando cada vez mais comum nos tempos de hoje.


Atualmente, inúmeras publicações têm levantado o papel da fibra na redução do risco de câncer de mama, sugerindo que um aumento do consumo de fibras, ou seja, frutas, vegetais e grãos integrais, podem reduzir o risco deste tipo de câncer.

Entre os micronutrientes mais investigados por sua atuação quimiopreventiva no combate ou tratamento do câncer de mama vale ressaltar as vitaminas antioxidantes, ou seja, as vitaminas A, C e E, assim como o folato, e o selênio.

 Um dos principais alimentos que combatem o câncer é a cenoura rica em carotenóides. Os carotenóides são uma classe de mais de 600 pigmentos que ocorrem naturalmente em plantas, algas e bactérias que realizam fotossíntese. Estas moléculas ricamente coloridas são as fontes do amarelo, laranja, e as cores vermelhas de muitas plantas.

As frutas e os vegetais fornecem a maior parte dos carotenóides da dieta humana, nossa principal fonte de antioxidantes.
Alfa caroteno, betacaroteno, beta-criptoxantina, luteína, licopeno e zeaxantina são os carotenoides mais comuns nos alimentos.

Alguns deles são carotenóides provitamina A, ou seja, são os que podem ser convertidos pelo corpo em retinol, um dos derivados da vitamina A.
Os carotenóides atuam como antioxidantes no corpo. Eles são úteis para proteger a visão e protegem contra a deterioração das células, os efeitos do envelhecimento, e mesmo contra algumas doenças crônicas como o câncer de mama.

Outro alimento rico minerais e vitaminas é a beterraba que possui sabor adocicado e  rica em fibras, carboidratos, fonte de ferro, cobre, magnésio, manganês, cálcio, potássio, nitratos, vitamina A,vitamina C, vitamina E, vitamina K, antioxidantes importantes como betacianina e outros carotenoides e licopeno.
O pigmento que dá a beterraba sua cor roxo-avermelhado é a betacianina, e é um poderoso agente de combate ao câncer, principalmente contra câncer de cólon, de acordo com diversos estudos.

Por fim, existem diversos tipos de alimentos que adicionados a uma dieta e bons hábitos alimentares ajudam na prevenção e no combate de alguns tipos de câncer, inclusive o de mama, e os principais alimentos são as frutas vermelhas, as oleaginosas como nozes e castanhas, azeite de oliva, legumes amarelos e vermelhos, grãos como soja, lentilha e cereais.   
Mas nada disso substitui o autoexame e a ida regular ao médico para exames mais específicos.
Cuide de sua saúde, se alimente bem e faça sempre o autoexame.

E aqui vai uma deliciosa receita que faz parte de nossa culinaria e que alem de delicioso é super funcional.



fotografia: Cândido / Texto: Alana Rocha


Caldo de Cenoura com Gengibre
Receita:
1 colher de sopa de Margarina
1 Cebola picada
4\5 Cenouras em pedaços
5 cm de Gengibre
2 lts de água
2 cubos de caldo de legumes
1 cx de creme de leite
Sal a gosto
Como fazer:
Refogar a cebola na manteiga e depois de dourada colocar as cenouras limpas e cortadas para refogar junto com o gengibre descascado e picado. Adicionar os 2 lts de água e os cubos de caldo de legumes. Após cozidas, espere esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador com 1 caixa de creme de leite. Sal a gosto.






Comentários

Postagens mais visitadas