Enfim! É primavera!!!

Hoje começa a primavera, a estação das flores e com ela todas as cores, aromas e sabores, sim, sabores! Além das flores darem um toque especial a decoração de sua casa elas também podem fazer parte de nosso cardápio.
Já temos em nosso cotidiano o consumo de vários tipos de flores, como a couve-flor, o brócolis, a alcachofra dentre outras e ainda há as flores que normalmente são usadas para ornamentação ganham espaço para colorir e proporcionar sabores incríveis nos pratos dos mais renomados chefs nacionais e internacionais.
Suaves, doces, picantes, azedas e até vitaminadas como as pétalas de rosa que ficam ótimas na salada ou em um risoto. São diversos os tipos e cores e sabores que encontramos atualmente e não podemos simplesmente colocar qualquer flor em nossos pratos devido ao paladar e até toxinas que flores não selecionadas podem trazer.

Algumas informações sobre as flores comestíveis mais facilmente encontradas:

Calêndula

Esta espécie pode ser usada tanto para uso medicinal, quanto culinário. A calêndula é anti-inflamatória (assim como o medicamento Dexametasona) e cicatrizante. É muito recomendada para auxiliar em tratamentos de acne e dermatite. Sua composição em pomada auxilia pacientes que enfrentam problemas circulatórios e veias varicosas.  A calêndula é antifúngica, calmante para irritações de pele, antibacteriana, ajuda a regular o ciclo menstrual e aliviar espasmos musculares, é anestésica e ajuda a desintoxicar o organismo. Dica: pela manhã, prepare um patê de ricota com pétalas de calêndula e comece o dia com muita energia. Suas pétalas também podem ser usadas no preparo de sopas, omeletes, arroz e sobremesas.

Hibiscos

A flor de hibiscos é um potente antioxidante natural, contém vitamina C é anti-inflamatória, reduz a hipertensão, diurética e ainda auxilia nas dietas de emagrecimento. Segundo especialistas, o chá de hibiscos também pode auxiliar no combate a problemas respiratórios como bronquite, gripes, resfriados, gastrite e afecções da pele. As antocianinas presentes em suas propriedades afastam o risco de doenças cardiovasculares, pois atuam reduzindo a oxidação do colesterol ruim (que também pode ser tratado com o medicamento Sinvastatina). Dica: o chá de hibiscos é excelente para favorecer a queima de gordura e combater a retenção de líquido.

Capuchinha

Esta espécie além de ser rica em vitamina C, possui propriedades antibióticas, auxiliando como digestiva, diurética e expectorante. Além de garantir efeitos benéficos como anti-séptica e fortificante dos cabelos. Na culinária é conhecida pelo seu sabor picante. Pode ser usada no preparo de saladas ou complemento de pratos tradicionais.

Cravo

Tem sabor doce, parecido com o da noz-moscada. A flor é sugerida para saladas e guarnições.

Rosa

É muito usada para aromatizar e decorar doces com caldas e, ainda, compor saladas. As pétalas de rosas também são empregadas em xaropes, sorvetes, guarnições, geleias, manteiga.

Violeta
Entra em receitas e também é usada para decorar pratos. Há doce, chá, bolo e xarope de violeta. Boa pedida para saladas, geleias, manteiga.


Que venha colorida e cheirosa essa primavera!

Segue abaixo uma receita deliciosa de Risoto de Pêra com pétalas de rosa branca.



RISOTO DE PÊRA COM PÉTALAS DE ROSAS BRANCAS

Rendimento: até 4 pessoas

Tempo de preparo médio: 35 minutos







Ingredientes

320 gr de arroz arbóreo;

300 gr de pêra fatiadas e rapidamente cozidas;

10 gr de pétalas de rosas brancas comestíveis;

6 colheres de sopa de manteiga;

4 colheres (de sopa) de parmesão ralado;


1 e ¼ litro de caldo de legumes;
1 colher (de sopa) de cebola picada;

4 colheres de azeite extra virgem;

½ xícara de vinho branco seco;

sal e pimenta branca do reino à gosto.



Modo de Preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até dourar. Misture o arroz e deixe tostar por alguns minutos (sempre mexendo para que não grude na panela). Adicione o vinho e deixe evaporar.

Acrescente o caldo de legumes, aos poucos, com uma concha, sem parar de mexer. Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente as pétalas de rosas, a pêra já cortada e cozida. Retire do fogo, misture a manteiga e o parmesão. Sirva em um prato decorando com pétalas de rosas brancas para enfeitar. Depois é só servir.
Buon apetito!


Dicas do chef

Uma das fases mais importantes de um risoto é o momento em que você acrescenta o arroz na panela e deixa tostar. Com o fogo alto o arroz fica selado e evita o excesso de amido, que deixa um aspecto "colante" na boca.


O ponto certo de qualquer risoto é quando, além de cozido al dente, ele atinge a cremosidade ideal, chamada all'onda, depois da manteiga e do queijo parmesão.

Comentários

Postagens mais visitadas