Peixe e hortaliças: um banquete para a longevidade!


Para ter boa saúde, é preciso alimentação adequada para nutrir nosso organismo e proporcionar tudo o que é necessário para garantir o seu bom funcionamento.

As gorduras são moléculas grandes, compostas de outros menores (ácidos gordurosos, a maioria dos quais pode ser fabricada no trato digestivo e no fígado a partir dos alimentos que ingerimos, inclusive de carboidratos).

Quando falamos em gorduras (ou lipídeos), imediatamente sentimos um preconceito, pois é sobre elas que recebe a culpa de muitos problemas da nossa saúde. Mas, na verdade, gorduras também fornecem energia e são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo.

No entanto, o consumo do peixe, na forma de alimento existe muitos benefícios encontrados. É certo que a inclusão do peixe é capaz de promover benefícios à saúde humana, especialmente pelo fato de ser uma carne magra. Sendo uma carne magra, melhor óleo desse peixe em relação aos ácidos graxos Ômega-3 (A ingestão do ômega 3 auxilia na diminuição dos níveis de  colesterol ruim LDL, enquanto pode favorecer o aumento do colesterol bom HDL) (Daniel CR, et al, 2011). O seu consumo é incentivado, uma vez que, além de ser uma carne magra, é fonte de proteínas de altíssimo valor biológico.




Hortaliças A, são verduras e legumes que servem para o consumo humano, como folhas, flores, frutos, caules, sementes, tubérculos e raízes. Um exemplo de hortaliça A é o Palmito.
Diversos tipos de palmeiras podem fornecer palmito de boa qualidade, que se diferenciam pela prematuridade, cor e pelos sabores diferentes (MELO, 2003).

Os valores médios dos teores de minerais: fósforo, potássio, cálcio, ferro e sódio do palmito in natura foram relativamente adequados. Os valores de proteínas foram 1,30g 100g no palmito relativamente baixo por CARNEIRO et al. (2003). O palmito possui baixo valor calórico, máximo de 40kcal 100g. De uma forma geral, os palmitos possuem baixo teor proteico e calórico, sendo indicados para dietas especiais (BOVI & BORTOLETTO, 2000).

Pensando nesses benefícios proposto para uma vida mais longa, o Rappanui gastronomia desenvolveu uma receita que contém esses dois ingredientes sendo ele, Posta do peixe com crosta de pipoca, geleia de tangerina e risoto de palmito, um prato que contém o sucesso garantido, na qualidade, sabor, textura e fonte de nutrientes param se levar a longevidade.



Faça da sua alimentação o item mais importante da sua vida, alimentando-se de forma consciente, sempre levando em conta os nutrientes que oferecem e que proverão seu organismo com tudo o que ele precisa para se manter saudável e levar uma vida mais longa.

Beijos Recheado de Tempero
Margareth Rocha & Alana Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas