Caqui Desidratado com Brie e Nozes





"O caqui é originário da China, sendo também muito cultivado no Japão, assim como em outras partes do mundo (SAKANAKA; TACHIBANA; OKADA, 2005). No Brasil, a cultura foi introduzida por imigrantes japoneses, no início do século XX.




É um fruto de excelente sabor, aparência atraente e elevada qualidade nutricional, constituindo uma boa fonte de fibras, carboidratos (VASCONCELOS, 2000), vitaminas e sais minerais (WRIGHT; KADER, 1997). Contendo aproximadamente 64 kcal por 100 g e 17% de carboidratos, o fruto do caquizeiro possui grande quantidade de polpa, com alta concentração de compostos antioxidantes, como vitaminas A e C (ácido ascórbico), polifenóis, e, apresentando em menor proporção, cálcio, ferro, proteínas e lipídios.




Uma curiosidade é que desidratando o caqui, ele fica ainda melhor, pois o processo de desidratação aumenta o percentual da concentração de nutrientes, indicando que é uma eficiente forma de manutenção da qualidade nutricional do produto. Considerando que o paladar do fruto não muda, continua um excelente fruto para o consumo, o que nos levou a considerá-lo em nosso cardápio, representado pelo nosso canapé de caqui desidratado com queijo brie e nozes. O sabor é D-I-V-I-N-O.

              Foto: Mônica Dantas

Conheça essa e outras delícias da Rappanui Gastronomia para o seu evento! Entre em contato conosco."

Beijos recheado de tempero! 




Comentários

Postagens mais visitadas