Entrevista Rappanui com Verônica Mattoso








Os diferenciais do Rappanui Gastronomia


Estamos começando a retomar o fôlego depois de participar de dois grandes eventos para noivas e debutantes realizados neste mês de maio: o Encontro Noivas Rio de Janeiro, no MHS Eventos, na Barra, nos dias 18 e 19; e, na semana seguinte, a Mostra Centro Sul para Noivas e Debutantes, no Iate Clube Brasileiro, em Niterói, nos dias 21, 22 e 23. Em ambos, a visitação a nossos estandes superou em muito todas as nossas expectativas. Assim, vimos publicamente agradecer aos nossos parceiros nos dois eventos e também a todas as pessoas que nos visitaram.

Visando esclarecer diversos questionamentos dos novos clientes que querem saber detalhes do nosso serviço ou têm curiosidade sobre a nossa história etc etc etc, decidimos atualizar nosso perfil empresarial, publicado agora em nosso blog.

Para conhecer uma empresa, nada melhor do que ouvir seus diretores. Publicamos então uma matéria elaborada pela nossa Gestora de Informações, a jornalista e produtora de eventos Verônica Mattoso, a partir de uma entrevista feita comigo, Margareth, sobre os caminhos que eu, meu marido Ricardo e nossa família vimos percorrendo a frente do Rappanui. Sejam bem-vindos à nossa vida e à nossa história!  

Beijos recheados de tempero
Margareth

VM: Quem são os chefs responsáveis pelo Rappanui e qual a trajetória profissional de cada um no mundo da gastronomia?
MR: Eu e Ricardo somos os chefes responsáveis pelo Rappanui Gastronomia e dividimos também a gestão da empresa. A semente do buffet já existia na minha vida quando o Ricardo chegou. Como os bambus, nos estruturamos lentamente embaixo da terra... Começamos realizando eventos sociais para pequenos grupos de convidados e atendendo, principalmente, a eventos corporativos de grande porte. Pouco a pouco fomos ganhando experiência e, em 2005, a árvore Rappanui começou a crescer formalmente com certidão de nascimento e tudo, por meio do nosso Contrato Social. Ricardo ficava na cozinha e eu cuidava da informação. Com o tempo, este fluxo foi-se invertendo. Hoje, Ricardo administra; eu executo. Mas, a criação/inovação é nossa. Criamos juntos. Inovamos o tempo todo porque sabemos que não temos direito de cair na rotina, pois, como a palavra diz, evento é um acontecimento único e, portanto, as estruturas de A&B devem ser novas a cada fim de semana. Nossos clientes merecem o melhor que pudermos realizar. Sempre!

VM: E sobre a trajetória profissional de cada um?

Nossa trajetória profissional no mundo da gastronomia se funde com a nossa trajetória de vida. Minha paixão pela área de eventos e gastronomia começou quando a minha primeira filha, Alana, fez um aninho: me apaixonei por decoração de festas infantis. Ricardo foi sócio de uma padaria, momento em que ele reuniu grande experiência, principalmente na gestão de empreendimentos gastronômicos. Em 2005, tive a oportunidade de assumir o Café do Teatro Municipal de Niterói e, paralelamente, realizava eventos corporativos e atendia a Prefeitura de Niterói e diversas Secretarias Municipais. Um belo dia, Ricardo me reencontrou no Café, pois já nos conhecíamos desde a adolescência. Na ocasião, ele me propôs sociedade para abrirmos juntos um restaurante, projeto que não avançou. Um pouco mais adiante, Ricardo se tornou meu sócio no Café. Assim, trabalhando juntos, nos tornamos cada vez mais próximos e, um dia, quando nos demos a perceber... “Love is in the air...” la la la la la la la… Na sequência, a Família Rappanui cresceu. Hoje, nossas filhas Alana e Larissa já participam das atividades da empresa, cada uma com suas habilidades: Alana  contribui principalmente na cozinha, nas estruturas de Segurança Alimentar, pois  cursa Nutrição; e Larissa atua nos Salões.

VM: A marca da empresa é muito interessante. Acredito que tenha um significado especial?

MR: Rappanui tem um significado muito forte: é o nome da primeira civilização da Ilha de Páscoa, considerada o umbigo do mundo, centro de toda a energia. A gente só consegue viver com energia e grande parte desta energia está no alimento. Desta civilização trouxemos os elementos que constituem a nossa marca. O círculo simboliza o fluxo da energia: sem começo nem fim... em movimento... sempre! O mosaico representa a força da arte, a união de pequenas partes que dão origem a um todo artístico, estético, singular... O círculo simboliza o Sol, a força laranja... Remete ao prato, onde o alimento ganha acolhimento. E o azul é a suavidade expressiva que equilibra a energia. Assim nasceu a nossa marca. RAPPANUI GASTRONOMIA é formada por elementos complementares: eu, Ricardo, nossos filhos e nossa RappaEquipe. Pensamos em conjunto! Realizamos em grupo!

  
VM: Quais os serviços que a Rappanui Gastronomia oferece?

MR: Exclusivamente, os serviços vinculados a Alimentos e Bebidas. Respeitamos profundamente o trabalho de cada profissional que integra o todo na realização de um evento de sucesso, principalmente os cerimonialistas, produtores de eventos, os decoradores, entre outros. Trabalhamos de modo a agregar valor ao trabalho destes profissionais que, em compreendendo nosso nível de comprometimento com o sucesso do evento, ficam tranqüilos para se dedicarem à sua atividade fim. Queremos ser o melhor parceiro de gastronomia destes profissionais. E isso já é suficiente para comprometer todo o nosso cotidiano, pois, para além da cozinha, precisamos agregar outras iniciativas para movimentar a roda: gestão, logística e inovação.

VM: Quando e por que começaram a fazer casamentos?
MR: Foi um processo natural. Sendo o casamento um dos mais antigos rituais da história da humanidade, natural que esta modalidade de evento ocupe posição de destaque neste segmento. Hoje, em nossa empresa, o casamento ocupa cerca de 70% de nossa carteira de atendimento.

VM: Do ponto de vista gastronômico, qual a diferença entre fazer um evento social e um casamento?

MR: Considerando-se que um casamento é também um evento social, não vemos diferença do ponto de vista técnico. Porém, em termos de atendimento, o Rappanui agrega muitos valores a uma festa de casamento. Um destes valores agregados e que tornou-se um de nossos diferenciais é o CoupleSitter. Com base no conceito americano de sitter, ou seja, alguém que é responsável por cuidar de uma outra pessoa (a exemplo de babysitter que cuida de bebês), desenvolvemos a idéia de um profissional que cuida do casal de noivos durante a festa. É preciso garantir que o casal seja bem atendido, principalmente para manter equilibradas as taxas glicêmicas, minimizando possibilidades de fragilizar o organismo e causar desconfortos pelo fato de terem ingerido álcool com o estômago vazio. Os protagonistas desta história merecem curtir a festa em toda a sua plenitude e nós compreendemos e assumimos nossa parcela de responsabilidade para que isto aconteça.    

VM: Quais são as opções de menu do Rappanui?

MR: O serviço de gastronomia deve adequar-se ao horário em que o evento aconteça. Também é preciso considerar o dia da semana e as estações do ano. Portanto, dispomos de cardápios para Café da Manhã, Coffee Break, Brunch, Almoço, Teanner, Jantar, Coquetel, Vin D’Honneur, After Dinner e After Midnight, todos personalizados, com os quais integramos as equipes de fornecedores para eventos sociais, corporativos e culturais. Também em função do tipo de evento, adequamos as opções para crianças (Festas Infantis) e adolescentes (no caso das Festas de 15 anos), além dos eventos temáticos (como o RappaBoteco) e os sazonais (como o SãoRappa, para os folclóricos e tradicionais eventos realizados no Brasil nos meses de junho e julho em homenagem aos santos padroeiros).

VM: Qual a tendência em relação ao menu do casamento? O que anda fazendo a cabeça das noivas?

MR: A palavra festa está diretamente associada à idéia de animação, alto astral... Considerando o estilo do brasileiro, sem dúvida, as Finger Foods são a grande mudança de paradigma em uma festa de casamento: o tradicional jantar deu lugar às pequeninas porções que, servidas em delicados utensílios (ramequins, cocotes e barquetes), favorecem o consumo, já que os convidados não precisam utilizar a mesa como apoio ou talheres de corte, pois os alimentos são dispostos prontinhos para serem consumidos. Com um olhar globalizado, os noivos brasileiros importaram a idéia de um lanchinho no final da festa, quando são servidos sanduichinhos e mini-pizzas, principalmente aos convivas que se acabaram a noite toda na pista de dança.  

VM: Qual a área de atuação do Rappanui (casamentos, eventos corporativos, 15 anos etc.)?

MR: Atuando há tantos anos no mercado de eventos, acabamos reunindo expertise em todos os segmentos e hoje atendemos eventos sociais, culturais e corporativos.
VM: Qual a chave para que o seviço de A&B de um casamento seja impecável?
MR: Duas palavras permeiam, de fato, o caminho para esta resposta: afeto e comprometimento. O sucesso na prestação de serviços de A&B para um casamento começa no respeito que temos por todos os clientes, respondendo a todas as solicitações de orçamentos que recebemos, encaminhando a nossa proposta de prestação de serviços vinculada a um convite para que os prospects conheçam de fato a nossa cozinha, por meio de uma degustação.  O momento em que o cliente responde positivamente a este nosso primeiro convite é o marco zero, a verdadeira oportunidade, o primeiro passo em que firmamos os laços de afetividade com o cliente. Cuidamos para que esta relação seja a mais afetiva possível, sem perder o parâmetro do profissionalismo necessário para esta área que se caracteriza, principalmente, pela palavra “comprometimento”. Em tempos de velocidade, tecnologia e velocidade da informação, compreendemos o quão importante é não perdermos de vista o humano. Este tem sido o nosso diferencial.  E por que atuamos desta forma? Com o tempo, nossos clientes nos mostraram que o fato de sermos um casal à frente da empresa remetia à importância que damos ao amor e à família. E isto certamente se reflete em nossa cozinha e no serviço que prestamos. Os noivos percebem o comprometimento que temos com o Dia Mais Importante de Suas Vidas porque é exatamente assim que vemos cada um de nossos eventos: como um dia especial que não se repete nunca mais e do qual depende a nossa continuidade no mercado, com qualidade, empenho, honestidade e, muita, muita transparência. Nós não vendemos um produto; nós realmente nos comprometemos com o que há de melhor em nós para realizar o sonho de cada casal de noivos que nos elege para compartilhar com eles o dia mais feliz de suas vidas.
VM: Alguma dica especial aos noivos em relação ao buffet do casamento, escolha de menu etc...?

MR: Principalmente, não esquecer que além de agradar a si próprios, o importante de uma festa é poder agradar principalmente aos convidados, afinal, para quem realizamos o evento? Com quem queremos compartilhar a nossa felicidade? Outra dica bem legal aos noivos: não tenham medo de ousar, de propor o inusitado, novos aromas, novos sabores, novas texturas... O novo sempre! Afinal, o evento inesquecível tem uma pista de dança bombada e detalhes inovadores temperados por uma comida gostosa, bonita e farta associada à bebida gelada, tudo isso apresentado nos mais modernos padrões e com um atendimento impecável!    

Comentários

David disse…
Olá, eu fui várias vezes a este lugar e adorei! Eu me pergunto se eles vão abrir outros restaurantes em itaim bibi , porque eu estou indo lá e gostaria de desfrutar da sua refeição. obrigado

Postagens mais visitadas