Vai ter festa caipira? Vai sim sinhô!


Foto: Sergio Ronaldo


A época mais festiva do ano já chegou em clima de arraiá!

Uma das mais tradicionais comemorações brasileiras, teve seu início na Europa por volta do séc. XVI para celebrar as boas colheitas e era festejado com muita comida e bebida.

Essa comemoração foi trazida pelos portugueses durante nossa colonização e que é comemorada em todas as regiões do Brasil, mas principalmente no nordeste, onde ocorrem as maiores festas do gênero.

As festividades acontecem tradicionalmente no mês de junho e enaltecem os santos católicos São João (13), Santo Antônio (24) e São Pedro (29).
Essa festas tomaram conta do nosso país e se tornaram tradição a ponto de se estenderem para os meses de julho e agosto, dando oportunidade para todos curtirem.

As danças são marcadas pelas quadrilhas com seus participantes caracterizados de caipiras, com roupas da roça, remendos e chapéus de palha ao som de muito forró, xaxado, xote, baião e outros. E já que o motivo é comemorar, Santo Antônio, o santo casamenteiro, além de ajudar os fiéis a conseguirem seus casórios, o casamento na roça se tornou parte integrante dessas festas.

A maior festa acontece na Paraíba e reúne milhares de apaixonados pela cultura, música, dança e uma rica gastronomia típica.

E por falar em gastronomia, as comidas típicas são um sucesso! Pamonhas, canjicas com amendoins, cocadas, doces e compotas, batidas de frutas, quentão e muitas outras delicias que nos levam para algum lugar na memória cheio de alegria e afeto.

E como ainda não podemos curtir essa festa sem pensar em segurança e que junta muita gente para se divertir, podemos fazer nosso próprio arraiá em casa! Pendurando bandeirinhas coloridas, colocando um xote pra tocar, montando uma mesa cheia de delícias típicas e vestindo-se á caráter.

E o Rappanui TO GO está com uma seleção de doces e salgados típicos para deixar seu arraiá mais completo!
São caldos deliciosos, salsichões, pipocas, doce de abóbora, canjica e muitas outras coisas para você e sua família curtirem essa festança!

O trem bão sô!!



Texto: Alexandre Vargas

Foto: @hugo.artes


Comentários

Anônimo disse…
Ameiii!! Não tinha ideia dessas informações sobre a história da festa junina!

Postagens mais visitadas